Notícias


A arte da sedução

É Proibido gravar. No SEAT Design Center, tudo é confidencial. Os telemóveis e as câmaras são requisitados na entrada."Temos muitos segredos aqui", afirma o Diretor de Design Alejandro Mesonero-Romanos. No entanto, desta vez é feita uma exceção. Um vídeo exclusivo guia-nos pelas instalações mais secretas da Marca, onde o novo Leon, que define como sedutor, foi criado. Estes são os seus pontos fortes.
 
Sedução à primeira vista. Foi a premissa da equipa imaginar e esculpir as proporções do novo modelo, o que lhe dá uma maior presença tanto a nível estático como em movimento. "Conseguimos manter o espírito das gerações anteriores do Leon, mas com uma nova interpretação. Quanto às suas proporções, por exemplo, quando visto de lado, o capô é mais comprido, mais baixo e termina  na parte frontal de forma acentuada, com caráter. A expressão da frente transmite força e determinação graças à aparência poderosa dos seus faróis LED. A ligação tridimensional entre os faróis e a grelha dá uma imagem mais atrevida, com mais personalidade. É a minha parte favorita", explica o Diretor de Design.
 
Desportivismo, elegância e simplicidade no ADN. O novo modelo apresenta várias mudanças, mas ainda é um Leon."Mantém o espírito de um automóvel com caráter puramente desportivo, combinado com uma boa dose de elegância e simplicidade", assegura Mesonero-Romanos.
 
Interior envolvente, como um casulo. O interior do novo Leon é ainda mais inovador. "Trabalhámos muito para desenvolver uma experiência digital única para o condutor e para os seus passageiros", explica. O Cockpit foi desenhado para ser ergonomicamente perfeito, aumentando assim o conforto e a segurança. O design do painel, fino e abrangente, confere ao conjunto uma aparência leve e agradável. "É a união de funcionalidade, minimalismo e elegância", conclui.
 
Iluminando o caminho. "A iluminação merece uma menção especial", afirma  Mesonero-Romanos. "A tecnologia combinada com o seu design, torna-a extremamente eficaz e reconhecível a uma grande distância". A tecnologia Full LED melhora a visibilidade e as luzes traseiras coast-to-coast dão maior expressão, enquanto tornam o veículo mais visível para os outros condutores. No interior, a tecnologia LED cria um ambiente mais envolvente. Um arco de luz estende-se pela frente do cockpit, continuando ao longo das portas. “É uma união fascinante entre o design e a funcionalidade. Além de ser uma luz ambiente, podemos combiná-la com as funcionalidades com as luzes de mudança de direção, luzes de travagem de emergência ou deteção de aproximação do veículo na traseira quando abrimos a porta. Sem mencionar a espetacular cerimónia de Boas-vindas", garante. Os veículos com a opção de Full LED incluem as luzes de boas-vindas que cumprimentam o condutor e os passageiros com a palavra “Olá!”,  que é projetada no chão quando o veículo é ativado.
 
Da intuição ao sucesso. "No design, todo o nosso trabalho começa com uma ideia simples, uma intuição, mas é preciso começar logo a trabalhá-la em profundidade e de alguma forma domá-la para a transformar num veículo de sucesso", explica. "Fomos muito claros sobre que expressão o novo Leon deveria ter, transmitindo caráter, mas não necessariamente agressividade". A equipa do SEAT Design Center conseguiu encontrar essa harmonia entre uma frente arrojada, linhas elegantes e uma parte traseira  muito distinta. Qual o resultado? "O melhor Leon da história até hoje", conclui o diretor da equipa que o projetou, enquanto continua a desenvolver os modelos do futuro. Sim, sob a maior confidencialidade.
 

03-02-2020